Rolando Mario Toro Araneda nasceu em Concepción, Chile, em 19 de abril de 1924.
Formou-se como professor de ensino básico na Escola Normal ”José Abelardo Núñes”, Santiago, Chile, no ano de 1943. Desempenhou sua docência nas cidades de Valparaíso, Talcahuano, Pocuro e Santiago (Chile), entre os anos de 1944 a 1957.
Em 1964 formado pela Escola de Psicologia do instituto pedagógico da Universidade do Chile.
Teve seu cargo na Cátedra de Psicologia de Arte e de expressão, no Instituto de Estética da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Como Docente do Centro de Antropologia Medica, na escola de medicina da Universidade do Chile, tem realizado investigações sobre a expressão do Inconsciente e os estados de expansão da consciência. Foi nomeado professor emérito da “Universidade Abierta Interamericana de Buenos Aires, Argentina”.
Entre os anos de 1968 e 1973 começou suas experiências com a Biodanza (chamada neste período Psicodanza). Aplicou este sistema no Hospital Psiquiátrico de Santiago e no Instituto de Estética da Universidade Católica de Chile.
Já morou no Chile, Argentina, Brasil e Itália. Atualmente é presidente da International Biocentric Foundation (IBF) entidade que coordena a atividade do Sistema Biodanza no mundo, reside no Chile, e continua difundindo seu trabalho viajando pela Europa, América, África e Ásia.
Rolando Toro é, também, poeta e pintor. Publicou vários livros de poesia e de psicoterapia. Também tem realizado exposições de pintura no Brasil e na Itália.
Segundo Rolando Toro, sua mais intima profissão é ser poeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário