domingo, 5 de setembro de 2010

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA e XXI ENCONTRO NORDESTINO DE BIODANÇA (setiembre 2010)

O I Congresso Internacional de Educação Biocêntrica será realizado entre os dias 2 a 5 de setembro de 2010, na Universidade Federal da Paraíba. O evento será organizado pela Escola de Formação em Educação Biocêntrica, vinculada à International Biocentric Foundation (IBF), em parceira com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento, de acordo com Elisa Gonsalves, professora da UFPB e coordenadora da Escola de Formação em Educação Biocêntrica, pretende divulgar a teoria da Educação Biocêntrica, socializar experiências na área de educação, e criar rede de comunicação entre as pessoas que trabalham com a educação voltada para o desenvolvimento de vínculos afetivos saudáveis entre as pessoas.

O congresso contará com a participação do presidente da IBF, Raúl Terrén.
Já estão confirmadas, também, as presenças de outros membros do corpo diretivo da IBF, como Alain Lucas (França), Claudete Santa (Chile), Juan Francisco Gavilán (Chile), Mônica Turco (Itália), dentre outros.

A professora Elisa explicou que a UFPB foi escolhida para organizar o I Congresso Internacional de Educação Biocêntrica por conta do êxito de atividades sistemáticas e pesquisas realizadas em várias instituições que refletiram de forma positiva e inédita na área de educação.

“A educação biocêntrica é uma teoria que coloca a vida como centralidade ética, ecológica e educativa. O objetivo é semear o processo de formação humana que desenvolva os potenciais criativos, a liberdade intelectual e a singularidade das aptidões”, completou.

Ela afirmou que esses são os pontos de partida para uma educação centrada na vida, que ajude a pessoa no desenvolvimento da sua autonomia e na criação de suas próprias pautas internas para viver.

“O papel da escola é de socializar conhecimentos e criar vivências pedagógicas para que as pessoas possam aprender emoções positivas. Não se aprende solidariedade, amor e ética apenas lendo livros. É preciso ser solidário para saber o que é solidariedade. As emoções positivas são conteúdos escolares”, destacou a professora.

A Escola de Formação em Educação Biocêntrica é a única unidade da International Biocentric Foundation que tem como objetivo formar educadores e educadoras para implementar práticas e vivências em escolas e instituições educativas. As atividades são realizadas em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Educação. A Escola oferece cursos de extensão e especialização, assim como vivências pedagógicas.

http://www.biodanza.org/index.php?option=com_content&view=article&id=147%3Ai-congresso-internacional-de-educacao-biocentrica-e-xxi-encontro-nordestino-de-biodanca&catid=90%3Aeventos-de-biodanza&Itemid=50&lang=es

Nenhum comentário:

Postar um comentário